quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Trânsito e a Candonga


..."Candongueiro – (Do kimbundu Candonga, negócio ilegal) – Termo aplicado modernamente aos táxis coletivos urbanos que, de início, eram ilegais."...

Pois bem, eis aqui um termo bem conhecido aqui em Luanda, pois o trânsito caótico se dá muito em parte por conta deste pessoal. São vans de cor azul e branca (identificação obrigatória para estes) que levam e trazem pessoas por toda parte.
Muito semelhantes as lotações que conhecemos no nosso Brasil.
O Termo "Candonga" já é bem antigo, e de certa forma, incorreto pois os mesmos tem (tentado) a legalização destes transportes. O maior impedimento para o mesmo, por se tratar de transporte coletivo privado com motorista, é a carta de legalização, em que dizem custar cerca de 2 (dois) Mil USD por ano, o que aqui, é muito dinheiro.

Pois bem, voltando ao foco que é para ser o Trânsito aqui de Luanda.
Além do citado acima, temos muito problema com a superpopulação de pessoas e de veículos e ausência de caminhos alternativos (em condições de rodagem) às vias principais, o que gera um grande acúmulo de veículos, muito engarrafamento, e infelizmente, muitos acidentes também.
Para se ter idéia, um trajeto de cerca de 15km para o centro, que levaria normalmente uns 25-25 minutos, em horários de pico (leia-se, após as 16:30) pode demorar até três horas.
Temos ainda os problemas com sinalização (quase inexistente), semáforos (assim como anterior, e poucos apenas nas regiões centrais) e falta de iluminação pública, o que torna a condução à noite um problema.
No mais, as estradas principais, em horários com pouco tráfego e boa visibilidade, são muito boas, pois em sua maioria, são estradas novas, construídas a menos de 2 anos, quero ver daqui uns 2 ou 3 anos como vai estar. Mas existem ainda muitas obras de melhoria, e acredito que a situação melhore pois a cidade está a crescer e se desenvolver cada vez mais.
É isso aí, por hoje. a intenção é não falar muito para não tornar o texto cansativo.. mas... bom, boa noite a todos.

Um comentário:

  1. Nunca estive em Luanda, mas pra mim é difícil imaginar como o transporte coletivo pode ser um fator potencializador do caos no trânsito. O verdadeiro vilão do trânsito é o automóvel particular e individual. Uma massa de 1 tonelada carregando apenas uma pessoa. Já uma candonga, pelo que vejo, leva várias pessoas concentradas em um volume só um pouco maior que um carro de passeio. E as pessoas nunca abrirão mão de sua mobilidade na cidade, então melhor que sejam de uma maneira coletiva. Não concorda?

    ResponderExcluir